40 anos NOVA FCSH

Não tem 40 anos, mas é a mais popular desde que há Facebook

A fotografia que registou a visita dos patos do jardim da Gulbenkian ao campus da NOVA FCSH na manhã de 4 de abril de 2014 é a mais popular desde que a NOVA FCSH tem página de Facebook. Janna Joceli, doutoranda em Media Digitais, deu os parabéns à faculdade pelos seus 40 anos, criando um gif com as 100 fotografias que alcançaram mais gostos nesta rede.

A 18 de maio de 2011 a NOVA FCSH dava o salto para o Facebook, o Twitter e o LinkedIn. Sete anos depois, e como presente de aniversário para a faculdade (que nós agracedemos), Janna Joceli, doutoranda em Media Digitais na faculdade, criou um gif com as 100 fotos que reuniram mais gostos no Facebook até ao momento: “peguei em todas as imagens publicadas na timeline entre o início da página, em 2011, e 10 de julho de 2018 e extraí as 100 com mais gostos, distribuídas por ano; desta forma, é possível perceber que tipo de imagens nos aproximam mais da FCSH “.

(Para visualizar o gif de forma mais lenta, clique sucessivamente em “pause”.)

Este mini-projeto revela que as imagens que mais envolveram os utilizadores são as que têm uma componente emotiva e inspiradora. Com quase 700 gostos, a fotografia dos patos é a mais popular de sempre, mas no top 10 figuram fotografias dos jacarandás, da Torre B, de uma nova visita dos patos da Gulbenkian em 2016 e, claro, do Sr. Machado (da equipa de segurança). “Estas imagens dizem muito da minha faculdade”, afirma Janna.

A investigadora em métodos digitais para visualização em Web criou também um gráfico com as 200 imagens mais populares distribuídas por ano e gostos. A extração e a visualização dos dados foram feitas com recurso às ferramentas netvizz, google spreadsheet, imageplot e inkscape.

 

NOVA FCSH